A INCRÍVEL FORÇA DA ÁGUA
- 22 de abr.
- 3 min de leitura

O corpo humano é feito de água. O cérebro é irrigado por água, todas as células, todos os órgãos se alimentam de água. No processo digestivo, todos os sólidos viram água, solvente universal do corpo. Cerca de 70% do corpo é pura água.
Sem ela, as células não funcionam, as reações químicas param e o organismo entra em colapso. Sem água não há vida, ninguém sobrevive três dias sem ela – mas sobrevive semanas sem sólidos. Somos um planeta água, cópias do grande planeta água, a Terra.
ÁGUA E CIVILIZAÇÃO
A água das grandes cidades atende a padrões mínimos de potabilidade e está longe do ideal. O saneamento básico é, como diz o nome, basicão e insuficiente em muitas regiões, inclusive em grandes cidades.
O cloro usado para desinfetar reage com matéria orgânica e forma trihalometanos, potencialmente cancerígenos em longo prazo.
O flúor adicionado contra cáries, em excesso pode causar fluorose (manchas nos dentes) e problemas ósseos.
Metais pesados (chumbo, mercúrio, arsênio) podem vazar de tubulações antigas ou ser despejados por indústrias.
Agrotóxicos e resíduos industriais podem contaminar mananciais se não filtrados adequadamente.
MELHOR FILTRO DO MUNDO
Como filtrar essa água em pequena escala?
Um sistema simples desenvolvido pelos indígenas brasileiros e adaptado por colonizadores portugueses, resultou no melhor filtro do mundo, o filtro de barro.
Povos indígenas já filtravam a água nas tribos com argila, areia e carvão. Os portugueses capturaram a idéia e adaptaram aos cântaros e bilhas utilizados em Portugal. No século XIX nasceu o filtro de barro como conhecemos hoje.
Estudos internacionais comprovam que o sistema de filtragem por gravidade do filtro de barro – com vela de cerâmica – é capaz de reter até 99% das bactérias, metais e partículas. Foi eleito, em 2014, o melhor filtro do mundo pelo The Drinking Water Book. A NASA já estudou o princípio do filtro brasileiro para sistemas de purificação em missões espaciais!
TECNOLOGIA
A argila absorve a água na troca de calor (transpiração) mantendo a temperatura 5° abaixo em relação ao ambiente, mantendo-a fresca e impedindo que fique parada. Alguns dias sem utilizar o filtro são suficientes para toda a água evaporar.
A vela é composta por prata coloidal que mata vírus, fungos, bactérias e outros micro organismos. A zeólita separa chumbo, alumínio e outros minerais prejudiciais ao corpo. O carvão intensifica a filtragem.
Ícone da cultura do Nordeste o filtro de barro está espalhado por todo o Brasil e outros países do mundo.
FILTROS BARRO NO MUNDO
No México é conhecido como "filtro de agua de barro", com design similar ao brasileiro, muitas vezes com decorações típicas mexicanas (cores vibrantes e padrões artesanais).
São usados em zonas rurais de Argentina, Colômbia e Peru em projetos de saneamento básico de comunidades pobres.
No Camboja e Bangladesh Ongs distribuem filtros de cerâmica (inspirados no modelo brasileiro) para combater doenças transmitidas pela água.
A organização Potters for Peace popularizou esse tipo de filtro em países em desenvolvimento.
Em Etiópia, Quênia e Uganda filtros de argila são usados em projetos humanitários para purificar água, muitas vezes combinados com carvão ativado.
Na África do Sul algumas comunidades usam filtros de barro artesanais, mas sem a mesma eficiência do modelo brasileiro.
Em Tracunhaém (PE), cidade famosa pelo artesanato em cerâmica, os filtros são peças centrais da produção local. Em São Paulo, já foi tema de exposições no Museu da Casa Brasileira. Apesar de ser típico do Nordeste, a cidade de Mogi das Cruzes (SP) é uma das grandes produtoras ao lado de Goiabeiras (ES) famosa por suas panelas de barro.
E você, já tem o seu?
Comments